Saiba tudo sobre a trajetória e a carreira da atriz Taís Araújo (03/09/10)

Taís Araújo começou a carreira artística como modelo ainda pré-adolescente. Aos 15 anos, fez sua primeira novela: “Tocaia Grande”, na extinta TV Manchete, em 1995. Como atriz cravou seu nome na história da teledramaturgia nacional. Ela foi a primeira negra a protagonizar novelas – em “Xica da Silva”, também da Manchete, em 1996.

Anos mais tarde, foi a primeira negra a viver um papel principal em uma trama da Globo: “Da Cor do Pecado”. Em 2009 realizou o que é, para muitas atrizes um sonho: interpretou uma Helena de Manoel Carlos, famoso por batizar todas suas protagonistas com o mesmo nome, em pleno horário nobre global.

Infância

Nascida em família de classe média, a atriz é filha de um economista e uma pedagoga. Quando criança estudou em colégios particulares no Rio de Janeiro e, como boa parte dos demais negros de sua classe social, viveu algumas situações de preconceito. Taís chegou a declarar que chegaram a perguntar se era a patroa da mãe quem pagava as mensalidades.

Aos 11 anos começou a trabalhar como modelo. Em 1994, fez figuração na abertura da novela “Pátria Minha” e, no ano seguinte, viveu Bernarda em “Tocaia Grande”, da extinta TV Manchete.

Com Zezé Motta, em "Xica da Silva"

Sucesso

O talento de Taís Araújo foi observado pelo experiente diretor Walter Avancini, que a escolheu como protagonista de “Xica da Silva”. O personagem foi um divisor de águas na carreira da atriz.
Quando a novela estreou, ela ainda tinha 17 anos. No decorrer da trama, assinada por Walcyr Carrasco (sob o pseudônimo de Ádamo Angel), completou 18 anos. A idade foi comemorada com uma cena especial: um banho de cachoeira em que aparecia nua, e que causou grande estardalhaço na imprensa.
A novela, exportada para diversos países e reprisada em 2005 pelo SBT, fez com que Taís se tornasse conhecida internacionalmente. Ela chegou a ser eleita um dos 50 rostos mais lindos do mundo pela revista “People” em 2000, ano em que “Xica da Silva” foi exibida nos Estados Unidos.

Novos rumos

Assim que “Xica da Silva” acabou, em agosto de 1997, a TV Globo ofereceu uma proposta profissional para a atriz. Ela estreou em setembro do mesmo ano, na pele da estudante Vivian em “Anjo Mau”. Na época, chegou a declarar ter consciência de que dificilmente teria a chance de viver uma protagonista novamente

Por um longo período, acumulou personagens secundários, como a Edivânia de “Meu Bem Querer” (1998), a quenga Selma Aluada de “Porto dos Milagres” (2001) e Dandara minissérie “O Quinto dos Infernos” (2002). Em 1999, chegou a participar a versão colombiana da novela “Betty, a Feia” como ela mesma. No país, Taís era famosa por sua atuação como Xica da Silva.

Protagonista na Globo

Taís Araújo foi notícia ao longo dos meses que protagonizou “Da Cor do Pecado” (2004). Pela primeira vez, a TV Globo confiava a uma atriz negra um papel principal.

Na trama de João Emanuel Carneiro, ela formou par romântico com Reynaldo Gianecchini (que interpretou os gêmeos Paco e Apolo) e conquistou o Brasil vivendo a protagonista Preta. Os bons índices de audiência salientaram o carisma da atriz e “Da Cor do pecado” lidera a lista de novelas mais vendidas para o exterior, pois já foi comercializada para cem países.

A parceria com o escritor se repetiu em outros dois trabalhos: em “Cobras e Lagartos” (2007), na qual interpretou a divertida vilã Ellen, e em “A Favorita” (2008), quando deu vida à fútil Alícia.
No meio disso, interpretou Nossa Senhora Aparecida em uma participação especial na novela “América” (2005). No cinema, se destacou vivendo a cantora Elza Soares no filme “Garrincha – Estrela Solitária” (2003).

Com Reynaldo Gianecchini, em "Da Cor do Pecado"

Helena: um sonho realizado

Taís viveu a modelo Helena em "Viver a Vida", de Manoel Carlos

Decidida a estudar no exterior, Taís Araújo foi passar uma temporada em Paris, na França. Enquanto organizava a mudança, soube que seu nome era cogitado para interpretar a próxima Helena (nome dado pelo autor Manoel Carlos a todas suas protagonistas). Como viver a emblemática personagem era um sonho para a atriz, ela fez questão de deixar claro seu interesse: “volto de Paris nadando para fazer esse papel, se for preciso”. Não tardou muito para que fosse convidada.

Em setembro de 2009, Taís estreou como protagonista no horário nobre global. “Quando peguei a sinopse de 'Viver a Vida' não tinha escrito: 'Helena, 30 anos, negra', não tinha. Era 'Helena, 30 anos' e eu falei: ‘caramba, uma personagem que foi escrita para qualquer atriz de 30 anos’. Se existe um passo que a gente [negros] queira dar em direção à igualdade é esse. Porque aí é igual. Qualquer atriz poderia fazer. Acho que agora a gente vai poder caminhar igualmente.”

No decorrer da novela, a atriz foi alvo de comentários da crítica, afirmando que perdia espaço para o brilho de Alinne Moraes e Lília Cabral. Manoel Carlos, por sua vez, não economizou elogios a Taís do início ao fim da trama. “Era um sonho ser protagonista da novela das oito. E ser protagonista de uma novela do Maneco, aí sim, era um sonho mesmo”, declarou a atriz.

Vários visuais
Seja por conta dos personagens, seja por vontade própria, Taís Araújo já mudou o look várias vezes. Já clareou os fios para interpretar a vilã de “Cobras e Lagartos”. Também ficou com os fios lisíssimos e adotou uma franja para ser a riquinha fútil de “A Favorita”.

Um estilo black power foi usado na época em que integrou o elenco da peça “O Método Gronholm”. Para “Da Cor do Pecado” e “Viver a Vida” colocou megahair e investiu nos cabelos cacheados. Quando está com o look próximo dos naturais, costuma receber pedidos dos fãs e telespectadores para dar dicas de como cuida para mantê-los sempre belos.

Para cuidar da boa forma, Taís conta com a ajuda de um personal trainer. Na época em que viveu a modelo Helena de “Viver a Vida”, intensificou a malhação para emagrecer uns quilinhos. A única intervenção cirúrgica, até então, foi uma pequena prótese de silicone nos seios.

Fios claros e alongados; black power e cabelos ultra lisos com franjinha foram alguns dos visuais já adotados pela atriz

Diploma
Para realizar o sonho do pai, que fazia questão que as filhas tivessem uma formação universitária, a atriz decidiu cursar a faculdade de jornalismo. A atriz concluiu o curso em 2008 e chegou a assinar reportagens para o jornal “Folha de S. Paulo” – na posse do presidente dos Estados Unidos Barack Obama – e para a revista “Marie Claire”.

Taís também já mostrou seu talento como apresentadora de TV, comandando o programa “Superbonita”, do canal a cabo GNT, entre 2006 e 2009.
Vida amorosa

Com o marido, Lázaro Ramos
Entre o fim dos anos 90 e início dos anos 2000, Taís namorou o cantor e apresentador Netinho de Paula, na época integrante do grupo de pagode Negritude Junior. O relacionamento foi tumultuado. Na época, a imprensa sugeria que a mãe da atriz era contra o namoro, porque – entre outros fatores – ele já tinha vários filhos de outro casamento e era acusado de agredir fisicamente uma de suas ex.
Depois de Netinho, Taís chegou a ficar noiva do lutador de jiu-jítsu Márcio Feitosa, com quem ficou até 2004.

Pouco tempo depois, começou a namorar o ator Lázaro Ramos, com quem se casou em novembro de 2005. Em março de 2008, os dois se separaram e dois meses depois, ela engatou um romance com o empresário Allan Espinosa, com ficou por cinco meses. Em novembro do mesmo ano, reatou com Lázaro e procura manter discrição sobre a relação. (Beatriz Bourroul)

Exibições: 334

Comentar

Você precisa ser um membro de universomovie para adicionar comentários!

Entrar em universomovie

Badge

Carregando...

U/Fashion Films

models.com

Twinsies

Eliza

The new issue of Twin features a sophisticated editorial mix led by an all-star talent roster More...

Natural Wonder

141004_VogueAustralia_070_085

Will Davidson shoots Lindsey Wixson in Resort's key looks amidst a backdrop of corn husks and clear skies. More...

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

We are so Droeë

Natural High

Publication: Vogue US December 2014 Model: Karlie Kloss Photographer: Patrick Demarchelier Fashion Editor: Phyllis Posnick Hair: Julien D’ys Make-up: Dick Page

fashion editorials.com

For Sale

We are actively looking to sell the domain name along with our social media pages(Facebook, Tumblr, Instagram, & Twitter). The asking price is $10,000 by check, credit card, or bit coin :D Serious inquiries please email brian@dowlingphotography.com

Smile

Karlis Adlers & Laurie Harding in Hero #12 by Guy Aroch


For the twelfth issue of Hero magazine, male models; Karlis Adlers & Laurie Harding are dressed through out in spring/summer pieces by Dries Van Noten, styled together by Gro Curtis as the models pose in a laid-back manner in subdued imagery by Guy Aroch, with grooming by Lisa-Raquel.


Comment / Full Post

Geral Cinema

Apartamento de Lauren Bacall é posto à venda por US$ 26 mi em Nova York

O luxuoso apartamento do século XIX com vista para o Central Park, onde a estrela de Hollywood Lauren Bacall viveu por mais de 50 anos, está à venda por 26 milhões de dólares....

© 2014   Criado por universomovie.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço